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terça-feira, 9 de dezembro de 2008

COBERTURA: IMPLEMENTAÇÃO DA OUVIDORIA

Hoje, dia 05 de dezembro, foi realizada a solenidade de implementação da ouvidoria do Hospital e Policlínica Jaboatão Prazeres (HPJP). O evento contou com a presença dos diretores Dr. Waldemir Borba, Dr. Elder Saldanha e Dra. Adriana Carla Peixoto, a Ouvidora Geral do Estado de Pernambuco, Dra. Karla Júlia Marcelino, o ouvidor da Secretaria de Saúde do Estado (SES), Dr. Jadiael A. de Sousa entre outros representantes da Rede de Ouvidores de Pernambuco. O objetivo principal da comemoração era divulgar o empenho da unidade para viabilização da ouvidoria e sua importância como ferramenta de gestão.
O ouvidoria do hospital é fruto de um convênio do Ministério da Saúde junto à SES, para a descentralização dos serviços de ouvidoria. A região metropolitana foi prioridade na implantação deste instrumento, começando por hospitais de grande porte como; Hospital da Restauração e o Agamenon Magalhães. Em seguida, hospitais de menor porte como o HPJP e posteriormente as onze Gerências Regionais de Saúde (GERES).
“A importância dessas ações é que estamos levando para a população e servidores mais um canal aberto para recebermos as manifestações referentes a serviços de saúde que podem ser reclamação, sugestões, denúncias ou elogios”. Comenta Dr. Jadiael de Sousa.
A principal função da ouvidoria da unidade é servir ao usuário e ao funcionário, respeitando seus direitos e buscando a melhoria no atendimento de forma geral. A ouvidora do HPJP, Dra. Maria Mendes explica que; “com a instalação do software que permite o contato direto com a rede de ouvidores acarretou um maior dinamismo de atuação, com isso, podemos atender a uma demanda ainda maior”.
“Assim, nossa meta é aumentar a divulgação entre os funcionários e usuários, permitindo o conhecimento de todos sobre a ouvidoria e sua função”. Completou o também ouvidor da casa, Dr. Roberto França.
De acordo com o Diretor Geral, Dr. Waldemir Borba, a ouvidoria é mais uma conquista em busca de um melhor atendimento, buscando também, a melhoria da qualidade de vida dos funcionários. “A Direção junto com as chefias dos setores, com muito trabalho, tem conseguido implementar um novo modelo de gestão para o hospital. A brinquedoteca (espaço reservado e equipado para as crianças internadas) permite aos pequenos um momento de recreação, refletindo positivamente no resultado final do tratamento. O ciclo de palestras educativas para os pacientes (realizados nos ambulatórios), o jornal e blog do HPJP, o sistema de som, o serviço de acupuntura destinado aos funcionários e várias outras ações desenvolvidas durante o ano de 2008 nos indicam um próximo ano com boas expectativas de crescimento e amadurecimento deste hospital do Estado, que tem apenas 18 anos e uma estatística de atendimento comparável as grandes emergências de Pernambuco”. Completa Dr. Waldemir Borba.

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